quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Por que Jesus lavou os pés dos discipulos?


Depois de três anos de trabalho com estes homens, que tipo de mensagem Jesus destacaria? Poderíamos imaginar estudos intensivos... sermões eloqüentes. Mas, Jesus os surpreendeu com uma atitude...
Texto base:
João 13:1 -17 - Com tantas coisas importantes que poderia falar naquele momento, Jesus tomou tempo para lavar os pés dos discípulos? Por quê?
Jesus tem um coração humilde...
Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens

Filipenses 2:5-8.

Ele mostrou que nós devemos nos humilhar para servir aos outros. Como ele lavou os pés, nós devemos procurar oportunidades para humildemente servir uns aos outros.
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se mostrar superior ‘as demais pessoas.
A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, somos pó e o pó voltaremos.
Genesis 3:19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
"Humildade é saber exatamente o que somos e o que valemos."

(Autor desconhecido)

"A falsa humildade é puro orgulho." (Blaise Pascal)
Salmo 147: 6 O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.
Provérbios 11:2 Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.

1- Abraão: “Abraão voltou a dizer: Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal”. Gênesis 18.27;

2- Jacó: “Eu, teu servo, não mereço toda a bondade e fidelidade com que me tens tratado”. Gn 32.10;

3- Paulo: “O ensinamento verdadeiro e que deve ser crido e aceito de todo o coração é este: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. 1Tm 1.15.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Romanos 1:1

4- Jesus - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11: 29

Servos que não se preocuparam com a própria vida, antes, o seu prazer estava exclusivamente no Senhor e deixava-se mover pelo Espírito Santo, reconhecendo que nada eram e que tudo provinha do Eterno.
Hoje, no meio cristão nos deparamos com uma triste verdade, com raras as exceções, a falta de humildade tem entrado e fincado raízes nos corações, uma situação que contradiz claramente as ordenanças do Senhor Deus.
Aprender de Cristo nosso maior exemplo deveria ser o alvo de todo ser humano... Mas quantas vezes isso não é prioridade?
A preguiça espiritual toma conta de nossas vidas e o que deveria ser deleitoso, agradável, se torna um fardo pesado...
Muitos dos discípulos modernos, tem outras atividades e prioridades, muitos são os convites,
A agenda lotada de compromissos vazios não permite que eles aprendam de Cristo... O tempo para devoção e oração se resume ao momento que estão no templo, o que acontece geralmente uma vez por semana.

Mateus 24: 12 - E, por se multiplicar a maldade, o amor de muitos esfriará (...)
Mateus 6:33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

João 12: 47,48

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário