quarta-feira, 20 de julho de 2011

PORQUE EXISTE O CIÚME, A INVEJA E A CONTENDA?

Ciúmes, inveja e contenda alguns do pecados tidos como inofensivos, mas, tem causado tanto mal... Há 6 coisas que o Senhor detesta e uma sétima, Ele abomina...

Aristóteles definia ciúmes como o desejo de ter o que outra pessoa possui. Era originariamente uma palavra boa e referia-se ao desejo de imitar uma coisa nobre da outra pessoa. Mais tarde a palavra passou a ser associada com um desejo lascivo daquilo que pertencia a outra pessoa. Salomão reconheceu a inutilidade desse pecado quando disse:

"Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito". Eclesiastes 4:4.

O ciúme e a inveja são sempre seguidos da contenda entre as pessoas. Embora o ciúme simplesmente cobice (beleza, a riqueza e a honra) dos outros.

A inveja não é necessariamente querer para nós mesmos, mas simplesmente querer que seja tirado do outro. A inveja é o sentimento de infelicidade produzido por presenciarmos a vantagem ou a prosperidade do outro. Os invejosos se incomodam com o sucesso até dos amigos.

Romanos 13:13 diz: Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

Quando nos magoamos por causa daquilo que outros conquistaram, quer financeiramente, quer na reputação, a ambição egoísta nos torna arrogantes.

Tiago 3:14,15 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

O ciúme e a inveja levaram os irmãos de José a querê-lo morto, geraram a rebelião de Core...

... Levaram Caim a matar Abel...

... Levaram o Sinédrio a matar Jesus e aprisionar os apóstolos.

Além da inveja, do ciúme que leva a contenda, há outros pecados que devemos evitar, se quisermos agradar a Deus.

Estas 6 coisas o Senhor detesta, e a sétima a sua alma abomina conforme está escrito em Provérbios 6: 16-19.

1. Olhos altivos,

2. Língua mentirosa,

3. Mãos que derramam sangue inocente,

4. O coração que maquina pensamentos perversos,

5. Pés que se apressam a correr para o mal,

6. A testemunha falsa que profere mentiras,

7. O que semeia contendas entre irmãos.

A contenda nasce da inveja, da ambição e do desejo de prestígio, de posição e de destaque. É o espírito que nasce da competição desmedida entre as pessoas.

O ciúme e a inveja e a contenda parecem ser os últimos pecados a desaparecer das nossas vidas. Eles insistem em permanecer arraigados nos corações.

Após a longa lista que Paulo apresenta de pecados da carne e do fruto do Espírito em Gálatas 5, ele conclui o seu pensamento com a advertência: "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros" (Gálatas 5:25-26).

Ninguém acusou os apóstolos durante o ministério de Jesus de pecados como: fornicação, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, embriaguez e orgias, ­mas, na noite antes de Jesus morrer, percebe-se neles inveja e contenda, estavam ávidos para saber quem dentre eles era o maior... (mais importante). Está no livro de Lucas 22:24. Leia o trecho... E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.

Como corrigimos o espírito invejoso e ciumento em nós mesmos?

"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos" (Romanos 12:15-16). "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo..." (1 Pedro 3:8-9).

Nos corações onde habita a o ciúme,a inveja e a contenda não pode crescer nenhum fruto bom, pelo contrario é um solo fértil par as coisas carnais.

Nesses corações se faz necessário um genuíno arrependimento e recomeço assim como aconteceu com Pedro após trair Jesus, confessou o pecado e recebeu o perdão...

I João 1: 9 - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


I João 5: 4,5 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário