domingo, 28 de agosto de 2011

MINHA VIDA, IMPACTO PARA A NAÇÃO

LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE MISSÕES MUNDIAIS 2011

PARTICIPE DA ABERTURA, SÁBADO ÁS 19:30 NO CULTO DA UNIJOVEM COM EXIBIÇÃO DE UM FILME BASEADO NUMA HISTÓRIA REAL: UMA CHAMA NA ESCURIDÃO É UM FILME QUE VAI TOCAR SEU CORAÇÃO!

A frase que dá título a este texto é o tema da Campanha de Missões Nacionais para o ano de 2011, e em setembro todas as igrejas o estarão enfatizando nos cultos e programações.

Sem dúvida nenhuma, o Brasil precisa ser impactado pela mensagem da salvação em Jesus através da minha e da sua vida. Mas para que isto seja possível é necessário que cumpramos este propósito participando da obra missionária, seja orando ou contribuindo financeiramente. Porém, não devemos esquecer, é claro, de fazer nossa parte, testemunhando no lugar no qual vivemos.

Contudo, para impactar é preciso conhecer e viver a Palavra de Deus, e isso se faz através de uma educação religiosa de conteúdo bíblico, realizada com qualidade e contextualizada à realidade de cada igreja.

É impossível ser um estudante da Bíblia, seja na EBD, em grupos pequenos ou em reuniões das organizações, e não amar missões procurando cumprir a principal ordem de Jesus de fazer discípulos e ensiná-los até que alcancem a maturidade espiritual para fazerem outros discípulos de Jesus.

Hoje, nós também podemos vivenciar o que aconteceu com a igreja primitiva narrado no livro de Atos, e “alvoroçar” nosso país. Basta a igreja cumprir com eficácia e eficiência a missão de educar.

Os desafios missionários do Brasil são grandes. São aproximadamente 2.300 municípios não alcançados pelos batistas, e além deles temos os grandes centros urbanos, que, apesar da presença de igrejas, têm uma grande concentração demográfica e várias “tribos” que precisam ser evangelizadas por meio de estratégias específicas.

Quando pensamos que das 240 tribos indígenas diferentes no território brasileiro 140 ainda não foram alcançadas com o Evangelho de Jesus Cristo, nos deparamos com um desafio maior ainda, pois este ministério demanda tempo e necessita de missionários capacitados na área linguística. Atualmente estamos presentes em 17 etnias diferentes e queremos, como batistas, avançar, mas enfrentamos a falta de permissão das autoridades constituídas para este avanço.

Além disso, existem ainda outros 70 grupos étnicos que precisamos alcançar. São povos que vieram para o Brasil em busca de oportunidades de uma vida melhor. Hoje, os batistas já trabalham com chineses, ciganos, japoneses, árabes e afro-descendentes, mas precisamos fazer mais.

Os 503 missionários que atuam na plantação de igrejas, em lares, na recuperação de dependentes químicos, na evangelização de índios e de outras etnias estão cumprindo o chamado divino. Que, inspirados por eles, eu e você possamos fazer nossa parte e também assumir este compromisso com Deus: MINHA VIDA, IMPACTO PARA A NAÇÃO.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

VOLTAIRE DISSE: NÃO HAVERÁ MAIS CRISTÃOS, SERÁ?


“Cem anos depois de minha morte não haverá mais cristãos, não haverá mais Bíblias, não haverá mais a Palavra de Deus, e desaparecerá definitivamente toda memória de Cristo e seus ensinamentos...”

disse Voltaire, filósofo francês há quase duzentos e cinquenta anos atrás

Voltaire, o famoso filósofo francês, ateu declarado (seguidor de Aristóteles) e crítico do Cristianismo, morreu em 1778. Antes de morrer, Voltaire afirmou que, com o desenvolvimento das ciências, a Bíblia e a fé cristã não teriam qualquer aceitação daí a cem anos. Que não haveria nenhuma Bíblia na terra senão nas prateleiras, vitrinas e amostras de museus, para ser investigada (procurada) por algum curioso em antiguidades, passando à história.

Mas aconteceu que quem passou à história foi Voltaire, visto que a circulação da Bíblia continua a aumentar em quase todas as partes do mundo, levando bênçãos aonde quer que vá. No centésimo aniversário dessa afirmação, a Sociedade Bíblica de Genebra comprou a editora e a casa que tinham pertencido a Voltaire, transformando-as num enorme depósito de distribuição e de impressão de Bíblias! Mais tarde aquela mesma casa tornou-se a sede da filial de Paris, da Sociedade Bíblica Britânica e Internacional, a qual distribui Bíblias em toda a Europa!

Que ironia da história! Alguém já expressou com muita propriedade "É mais fácil empregar os nossos esforços para interromper a trajetória do sol, do que tentar interromper a circulação da Bíblia".

Voltaire não conhecia a Bíblia, pois ela diz: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão" Mateus 24:35

Duzentos e seis anos depois de Voltaire, o presidente dos Estados Unidos viria a declarar o ano de 1983 "O Ano da Bíblia". O que teria levado o presidente da nação mais poderosa da Terra a proclamar a Bíblia como a principal fonte do conhecimento humano?

Foi também curiosa a atitude de Voltaire que nunca queria arrendar as suas terras, senão a rendeiros cristãos, porque segundo afirmava, os rendeiros cristãos eram honestos nas suas contas. Sem comentários!!!!

Milhões de pessoas ainda procuram uma fonte fidedigna de autoridade. Descobriram que não podem confiar em tratados entre nações, nem nas declarações dos cientistas; mesmo os grandes líderes religiosos estão frequentemente errados.

A Bíblia – a Palavra de Deus – é a única autoridade definitiva que possuímos. Comprovada ao longo de séculos, a Bíblia derrama luz sobre a natureza humana, sobre os problemas da humanidade e o sofrimento que aflige o homem. Além disso, ela revela claramente o caminho para Deus. A Bíblia é Deus a revelar-se à humanidade.

Billy Graham tem razão ao afirmar, em relação à Bíblia:

"A Bíblia é um livro antigo e, no entanto, é sempre nova. É o livro mais moderno do mundo. Existe, em geral, uma ideia errada de que um livro tão antigo como a Bíblia não pode falar às necessidades do homem moderno. Por alguma razão os homens pensam que, numa era de realizações científicas, em que o conhecimento alcançado em 25 anos é superior ao que se alcançou ao longo de todos os séculos da história da Humanidade, este Livro tão antigo tem que estar desatualizado e ultrapassado. No entanto, para todos os que a lêem e a amam, a Bíblia é extremamente relevante para a nossa geração. É nas Escrituras Sagradas que encontramos as respostas para as perguntas fundamentais da vida: De onde vim eu? Porque estou aqui? Para onde vou? Qual é o propósito da minha existência?"

A Bíblia é a revelação escrita, que Deus nos deixou, da Sua vontade em relação ao homem e ao universo – em especial sobre o Filho de Deus, Jesus Cristo. [...] A mensagem central da Bíblia é a cruz de Jesus Cristo. Cada livro da Bíblia ou aponta para o futuro, indicando a vinda de Jesus, ou aponta em retrospectiva para a sua obra redentora no Calvário.

"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Jeremias 9:23,24

FONTE: JESUS PRA MIM

domingo, 14 de agosto de 2011

ENTENDA OS TEMPERAMENTOS


Os Temperamentos

Colossenses. 3:12 -14

12 Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

INTRODUÇÃO

Muitos não aceitam outras pessoas com temperamentos diferentes. A Bíblia fala de amor!

Temperamentos são características que estabelecem a maneira de uma pessoa atuar.

Nos temperamentos devemos melhorar as áreas fortes e fortalecer (restaurar) as fracas. Como cristão devo procurar ser o melhor principalmente se estiver em posição de liderança.

Gostamos de elogios, mas não gostamos de confrontos com nossas debilidades e é o que Deus fará hoje. Não se esconda atrás da desculpa “eu nasci assim”.

Nenhum temperamento é melhor que outro. Existem 4 tipos e todos têm qualidades e debilidades.

1. Sangüíneo

Brinca, salta, não para, bate o pé, não fica quieto, é conversador, tem muito carisma, aonde chega grita: Estou aqui, sempre faz algo para anunciar que chegou.

- Debilidades do Sanguíneo

a. É pouco confiável. Pedro era sangüíneo. “Sabe Jesus, darei a minha vida por Ti”. Pouco depois o nega. O sangüíneo fala muito.
b. Inconstante: O sangüíneo é assim, Pedro lançou-se no mar e depois vacilou. O sangüíneo atua por emoções.
c. Egocêntrico: Quer ser o centro das atenções em tudo
d. Impulsivo: Atira-se sem pensar muitas vezes nas conseqüências.

2. Melancólico

Chora por tudo e faz uma tempestade num copo de água, pois é muito sensível. Se é elogiado, chora, se não é elogiado, chora.
Expressa todos os sentimentos. Reprime-se por qualquer coisa.

Para o melancólico 100% é pouco, pois ele é detalhista e perfeccionista. Muito perfeccionista.
É uma pessoa negativa, porém faz as coisas muito bem. Sempre planeja. Sempre tem métodos para agir e chegar a algum lugar. Dedica-se a tudo que faz.

- Debilidades do Melancólico

1. Duro consigo mesmo. Ele mesmo se castiga. Jeremias era um profeta chorão. Moisés é outro exemplo de melancolismo, gostava de detalhes, e Deus lhe delegou algo bem detalhista. Moisés o fez “conforme o Senhor havia ordenado”.
2. Indeciso Tem dificuldades de decidir, pois quer a perfeição.

3. Colérico

Pessoa determinada, pensa e toma decisões, é independente, é prático. É feliz com tudo que funciona. É otimista. Perseverante. Ele crê muito nele mesmo, em sua capacidade. É muito independente.

- Debilidades do Colérico

1. Pessoa cruel Dura, tem coração de pedra, insensível, dominante (faça o que eu mando).
2. Auto-suficiente Acha que pode tudo. Não demonstra o que sente, dá um de forte, diz que sabe tudo
3. Orgulhoso

Paulo era colérico.

4. Fleumático

É tranqüilo, suave, diplomático, caminha sossegado. Não se esquenta com nada.

- Debilidades do Fleumático:

1. Medo Teme empreender coisas, é espectador.
2. Carente de Motivações Espera estímulos externos.

Abraão era fleumático – Sara não podia ter filhos e ele pensava: que posso fazer? Deus o mandou sair e ele o fez de modo bem tranqüilo.

Conclusões:

Os temperamentos são diferentes. Mas não importa, temos que aprender a amar a todos e buscar de Deus o equilíbrio, buscando o caráter de Cristo.

Nenhum temperamento é melhor do que o outro:

O Sanguíneo – Pedro foi tremendo transformado pelo Espírito Santo. Pôde ser grandemente usado por Deus.
O Melancólico – Planeja tudo
O Colérico - Pega o plano e atira-se nele
O Fleumático – É pacificador

Uso da lista para descobrir o seu temperamento, rejeitar as debilidades e clamar ao Senhor para aperfeiçoar os pontos fortes e busca de aceitação de outras pessoas independente do temperamento.

FONTE: http://www.igrejabatistadotirol.com.br/artigo/ler.asp?cod=165