Em Pernambuco, o número de mortos chegou a 10 no último sábado quando bombeiros encontraram o corpo de um jovem de 20 anos em um rio em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife. A vítima foi identificada pela Defesa Civil como sendo David Anderson Alves da Silva, de 20 anos.
Entre as dez vítimas fatais até o momento estão cinco pessoas da mesma família. A casa onde eles estavam foi atingida por um deslizamento de terra no Córrego do Sargento, no bairro de Linha do Tiro, na zona norte de Recife. Dois adultos e três crianças que estavam no local morreram enquanto dormiam.
Além disso, homens do Corpo de Bombeiros localizaram na tarde de sexta o corpo do bebê Samuel Vitor de Andrade, de nove meses, que estava soterrado desde o final da tarde de quinta-feira, após o deslizamento de uma barreira no Córrego do Curió, bairro de Dois Unidos, zona norte do Recife. No mesmo local foi encontrado o corpo de homem ainda não identificado.
Após quase uma semana enfrentando chuvas intensas, o governo de Pernambuco planeja iniciar, nesta segunda-feira (21), o trabalho de limpeza e reconstrução dos municípios atingidos pelo temporal.
Em reunião realizada na manhã de sábado, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou a liberação de R$ 50 milhões para a limpeza das cidades, recuperação do saneamento básico e estradas, atendimento médico, construção de moradias e aquisição de mantimentos.
Dos 181 municípios pernambucanos, 49 sofreram com os efeitos das precipitações. Destes, treze decretaram situação de emergência e nove, estado de calamidade. Mais de 14 mil pessoas estão desabrigadas e outras 15 mil estão desalojadas. Há onze mortes confirmadas e duas pessoas continuam desaparecidas.
FONTE: Ultimo segundo Sabemos que a ajuda governamental depende de série de questões burocráticas, por isso se puder doar algo, como roupas, alimentos, cobertores... entre em contato conosco: Quarta feira sairá um carro levando donativos e gostaríamos de poder fazer parte dessas primeiras ações de cidadania.
Daniele Oliveira (81) 9286 5665 ou com Pr. Ronaldo Henzel (81) 92 789315
Os primeiros caminhões com os donativos arrecadados pelo Comitê Ecumênico de Apoio às Vítimas da Chuva saíram do Recife na manhã de ontem em direção aos municípios de Palmares e Barreiros, na Mata Sul. Nos veículos foram levadas três toneladas de alimentos, outras três toneladas de roupas e 2,7 mil litros de água potável.
O Comitê já conseguiu mobilizar mais de cem pessoas e 15 entidades, entre faculdades, igrejas e federações para levar donativos, principalmente, aos municípios de Palmares e Água Preta, conforme solicitou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Agora a meta do movimento é articular parcerias com ONGs internacionais e associações de outros estados.
Na avaliação de um dos coordenadores da campanha, o advogado Inácio Feitosa, é preciso que a população também se mobilize. “A sociedade ainda não está consciente da importância de sua ajuda, talvez por estarmos em tempo de Copa do Mundo e de São João. Mas o que aconteceu se assemelha ao tsunami, em suas devidas proporções”.
Segundo Feitosa, além de alimentos e roupas é importante que a sociedade faça a doação de materiais de higiene e velas, uma vez que grande parte das cidades atingidas ainda está sofrendo com a falta de energia. Para efetuar as entregas também faltam veículos.
E no município de Palmares será realizado hoje um grande sopão que contará também com a presença de estudantes da área de saúde.
Na sexta-feira, a praia do Pina, nas imediações da Arena da Copa, também se transformará em um ponto de doação, das 8h às 17h.
FONTE: JULIANA ARETAKIS http://www.folha%20pe.com.br/